Portfólio


"Da minha necessidade profissional, nestes 25 anos de carreira, em poder contar com uma gerenciadora que atuasse com Motivação, Técnica e Comprometimento fazendo a diferença para que minhas obras alcançassem os resultados previstos e, não apenas, me enviasse relatórios contendo as indicações de não-conformidades ocorridas durante a obra porém, sem qualquer referência sobre os planos de ação que a gerenciadora adotou para eliminar as causas dos problemas. E, ainda pior, receber estes relatórios sem informações importantes de quais, como e quando ocorreram as ações corretivas.

Resumindo, investíamos em uma gerenciadora para assumir as responsabilidades necessárias para realização dos projetos mas o que recebíamos eram apenas relatórios com constatações de problemas ocorridos durante a execução das obras porém, sem informações sobre o que fizeram para corrigir-los e quais providências eles tomaram para que as causas destes problemas fossem, definitivamente, eliminadas.

Encontrei na PLANORDICON o Gerenciamento que precisava para a realização dos meus projetos pois ofereceu para condução das minhas obras, um gerenciamento proativo, efetivo e engajado. 
Recebi dos profissionais da PLANORDICON um atendimento personalizado, comprometido e focado em satisfazer as minhas expectativas. 
Posso assegurar que a PLANORDICON oferece aos seus Clientes, equipes técnicas compostas por profissionais experientes, treinados e capacitados e que cuidará do seu projeto de forma individualizada. 

Por isso, recomendo esta empresa a todos os meus colegas pois tenho certeza de que ela trará grandes benefícios para os negócios deles. 
Portanto, siga os passos dos grandes empresários e gestores do mercado escolhendo a PLANORDICON para o Gerenciamento dos seus próximos projetos". 



Ótimos negócios a todos,

Flávio San'Ana Daher

Senior Project Manager & Quality Engineer


1.            APRESENTAÇÃO
1.1 IDENTIDADE                                            
Busca Contínua
A PLANORDICON é uma empresa de gente feliz que incentiva o espírito de equipe entre seus colaboradores. Desenvolve e aprimora, nos parceiros a serem contratados para realização dos trabalhos, a responsabilidade social e o foco direcionado para a realização das necessidades e expectativas dos clientes, realizando todos os trabalhos com comprometimento, eficiência e eficácia.
 Causa
Ser agente de mudança e progresso da engenharia, da comunidade e de todas as pessoas envolvidas, unindo e mobilizando talentos e competências da cadeia de valor.

Valores Essenciais:
1 - Respeito ao ser humano;
2 - Progredir sempre;
3 - Ser ético e socialmente responsável;
4 - Gerar e compartilhar riquezas;
5 - Minimizar riscos.

2.            METODOLOGIAS E FERRAMENTAS
2.1        SPGP – SISTEMA PLANORDICON DE GESTÃO DE PROJETOS
Nossa experiência no desenvolvimento de projetos mostrou que o tradicional tripé Custo, Prazo e Qualidade não é suficiente para garantir a satisfação do CLIENTE e de todos os envolvidos no desenvolvimento de um projeto. Partiu então em busca de uma metodologia para o desenvolvimento de projetos que fosse mais abrangente e moderna, encontrando no PMI (Project Management Institute) os conceitos e as ferramentas mais adequadas para o desenvolvimento de nossas atividades.
Nosso sistema de gerenciamento de projetos baseia-se em nove áreas de conhecimento:
Escopo
A disciplina de gestão do escopo permite garantir que o projeto será desenvolvido e executado, considerando todos os aspectos, restrições e premissas definidos pelo cliente, ou seja, garantir que todas as necessidades e expectativas da empresa sejam bem atendidas e sem excessos.
Tempos
A disciplina de gestão tempos, que tomou o lugar da antiga gestão de prazos, trabalha com base nas necessidades concretas e nas datas marco estabelecidas a partir das necessidades do CLIENTE, ou seja, o projeto será planejado para atender às demandas.
Custos
Esta disciplina existe para gerir todos os custos referentes ao projeto e, em conjunto com as disciplinas de aquisições e recursos humanos, garantir que as metas de custo sejam atingidas, sem surpresas;
Riscos e Oportunidades
Disciplina relativamente nova na cultura brasileira, a PLANORDICON foi buscar conhecimento em diversos outros ramos de atividades, a fim de poder incorporar em seus projetos as técnicas mais adequadas à gestão de riscos, procurando identificá-los previamente para, em seguida, propor estratégias de eliminação, mitigação e transferência para os riscos e de, antecipação e fortalecimento para as  oportunidades, de modo a garantir que todas as outras disciplinas possam se desenvolver da forma mais harmônica possível;
Integração
Além da harmonização de todas as outras disciplinas de gestão de projetos, a Integração é também responsável por:
  • Elaboração do Plano Gerencial do projeto, através da consolidação dos planos gerenciais das oito disciplinas;
  • Emprego de Engenharia e Análise do Valor: buscar alternativas para garantir as metas pactuadas;
  • Definição e avaliação dos indicadores de desempenho do projeto: ação sobre os resultados críticos
Qualidade
Disciplina responsável pela definição de critérios e requisitos de aceitação, bem como o controle de seu atendimento e atuação nas não conformidades, tudo com o objetivo de garantir a fidelidade na execução do projeto aprovado;
Recursos Humanos
A gestão de RH visa manter a união e o foco de todos os colaboradores envolvidos direta e indiretamente com o projeto, procurando minimizar conflitos e potencializar as virtudes das pessoas, através da utilização de técnicas de “Team Building”;
Aquisições
A disciplina da gerência de aquisições visa garantir que todos os fornecedores contratados para fornecimento de equipamentos, materiais ou serviços sejam os melhores possíveis, com base em ferramentas específicas de seleção e avaliação.
Neste processo, o CLIENTE tem papel extremamente importante, pois poderá participar nas sugestões de empresas candidatas a fornecedoras e deverá atuar na decisão de escolha da empresa a ser contratada, sempre com base em seus princípios e procedimentos próprios.
O desempenho da gerência de aquisições está baseado nas seguintes atividades:
§  Planejamento das aquisições com base no planejamento de tempos e de custos;
§  Seleção, avaliação e contratação de fornecedores para a execução;
§  Administração dos contratos de fornecimento;
Comunicação
A gerência de comunicação visa garantir que todos os envolvidos no projeto terão as informações adequadas sobre o andamento do mesmo.
O princípio de atuação da gerência de comunicação está baseado no levantamento prévio dos principais públicos de interesse para comunicação e detecção de suas principais necessidades e expectativas, a partir das quais serão desenvolvidas as estratégias de comunicação.
Sua principal atividade está relacionada à divulgação da evolução do projeto (datas, custos, relatórios fotográficos, etc.) para os públicos interno e externo, de acordo com os critérios estabelecidos de comum acordo entre o CLIENTE e a PLANORDICON.

3.            ENTENDIMENTO DAS NECESSIDADES DO CLIENTE
O CLIENTE, dentro de sua estratégia de expansão, planeja a implantação de novos Negócios. Para tanto busca parcerias externas que disponibilizem suporte às suas atividades estratégicas, visando buscar maior excelência na gestão de informação e padronização dos processos internos. Desta maneira o CLIENTE pode concentrar todo seu foco na sua real vocação comercial.
 Apresentaremos ainda nesta Parceria, conceitos que fortalecem a Gestão Integrada das ações, agregando um grande valor nas operações.
 Custo, prazo, segurança, qualidade e respeito ao meio ambiente são os pilares e desafios que influenciam diretamente o resultado esperado pelo CLIENTE, e que fazem parte dos valores agregado que compõem nosso escopo.

4.            VISÃO
A PLANORDICON quando convidada para prestação dos serviços de Engenharia, Planejamento, Gerenciamento, Qualidade e Controle, tem o objetivo de aplicar as melhores práticas de gestão e tecnologia para conquistar resultados significativos nos investimentos a serem feitos para viabilizar a ação.
 O CLIENTE espera da PLANORDICON a realização de um trabalho de Engenharia e Análise de Valor nos projetos e serviços a serem desenvolvidos, na busca das melhores soluções para atender suas necessidades, tanto no que diz respeito aos requisitos técnicos quanto à otimização da aplicação dos recursos disponíveis.
 Nosso trabalho visa atender as demandas apresentadas e que necessitam:
§  Agilidade;
§  Padronização de produtos e processos;
§  Planejamento, Acompanhamento e Controle das atividades;
§Fornecedores de Materiais, Equipamentos, Máquinas e Prestadores de serviços especializados. 
 Com o aumento do volume das ações e a necessidade por uma excelência operacional, existe uma maior necessidade de buscar uma parceria externa nas demandas operacionais para que as informações e os históricos permaneçam devidamente padronizados e organizados, e com isso surgem:
§  Necessidade de estrutura para administrar esses serviços e fornecedores;
§  Necessidade de maior integração entre as equipes internas e externas;
§  Conhecimento técnico específico.

5.            ESCOPO DOS SERVIÇOS

5.1. Gerenciamento dos Projetos
§  Coordenação e Acompanhamento dos Projetos preliminares, executivos e legais;
§  Coordenação e Acompanhamento dos Projetos complementares;
§   Compatibilização dos projetos complementares entre si e com o projeto de arquitetura;
§   Organização e registro das reuniões de desenvolvimento do projeto;
§   Análise crítica dos projetos durante a fase de desenvolvimento;
§    Monitoramento dos prazos;
§   Coordenação do fluxo de informação entre todos os envolvidos.
5.2. Gerenciamento da Obra
§   Realizar o planejamento da obra, em conjunto com o CLIENTE, os fornecedores envolvidos, inclusive, os contratados diretamente pelo CLIENTE;
§   Coordenar a Logística, Planejamento e “Follow-up” dos itens adquiridos diretamente pelo CLIENTE acompanhando os prazos de entrega e sua montagem;
§   Coordenar a reunião de partida na obra, com todos os envolvidos no processo;
§   Acompanhar e garantir o cumprimento de cada etapa da obra, disponibilizando, periodicamente, o Relatório fotográfico e o Histórico;
§   Esclarecer dúvidas e alternativas técnicas, junto às empresas executoras;
§   Fiscalizar os serviços contratados, bem como acompanhar a qualidade e o fiel cumprimento dos projetos, especificações técnicas, prazos e metas estabelecidas;
§   Fiscalizar o cumprimento das Normas estabelecidas pelo Ministério do Trabalho, relativas à Higiene, Medicina e Segurança do trabalho;
§   Realizar o controle físico-financeiro da obra, incluindo a elaboração de Cronogramas de serviços e suprimentos (just in time);
§   Realizar o “check list” de recebimento final dos serviços executados, garantindo a solução de eventuais pendências;
§   Coordenar a executora e o projetista visando à atualização dos desenhos após o término da intervenção, de acordo com o real executado;
§   Elaborar o caderno final da obra contendo:
ü  “as built”;
ü  Certificados de Resistência ao Fogo dos Insumos aplicados;
ü  Manuais e Certificados de Garantia dos equipamentos instalados;
ü  Atestados de Responsabilidade Técnica (ART’s).
5.3.  Projetos Legais
§   Acompanhamento dos trabalhos realizados pelos responsáveis das aprovações junto as Companhias Concessionárias, Prefeituras, Órgãos (Municipais, Estaduais e Federais), Corpo de Bombeiros e/ou entidades reguladoras dos Projetos (DAP) elaborados pelos Projetistas;
§   A PLANORDICON fará com que os demais Projetistas, igualmente, cumpram com rigor, as posturas e regulamentações dos órgãos e concessionárias municipais, estaduais e federais que regem a elaboração de projetos e execução de obras, inclusive, os que se referem ao controle ambiental;
5.4. Responsabilidades da PLANORDICON
§   Relatórios: assegurar as informações sobre todas as atividades gerenciadas dentro da implantação que forem definidas como “milestones” do projeto;
§   Micro gerenciamento do projeto: incluindo gerenciamento das atividades no nível de detalhamento que permita o controle apropriado do andamento das atividades executados pelos fornecedores;
§   Planejamento das atividades coordenadas pelas equipes de suporte ao projeto; incluindo o planejamento de todas as atividades executadas pelos fornecedores;
§   Geração das previsões atualizadas;
§   Atualização do sistema de informação de projeto definido e aprovado pelo CLIENTE;
§   Geração de Indicadores de “performance”, incluindo status revisado do projeto, sumário de atividades futuras e atualizações das previsões das atividades;
§   Informar e alertar o CLIENTE sobre riscos previstos ou possíveis dentro das atividades coordenadas pela PLANORDICON conforme o andamento da execução dos trabalhos e definir, conjuntamente com o CLIENTE, formas de minimizar os impactos negativos e maximizar os impactos positivos no projeto;
§   Desenvolver e adaptar procedimentos de trabalho que viabilizem a correta execução das atividades, garantindo a eficácia e a qualidade dos serviços executados pelos fornecedores que devem ser medidos através da criação de medidores de performances.
 5.5.  Acompanhamento e Fiscalização dos Serviços 
§ Elaboração de todo planejamento dos serviços, bem como a Rede de Precedência em conjunto com as empresas contratadas, apresentando tabela de Status de Contratações e Tabela de Relação de Pendências para cada processo;
§  Elaborar o planejamento dos serviços, coordenando os diversos envolvidos, inclusive, os serviços específicos que forem contratados diretamente pelo CLIENTE;
§  Análise e aprovação de cronogramas físico-financeiros;
§ Coordenar, em conjunto com o CLIENTE, os setores do contratante e os serviços específicos, visando atingir as metas dos prazos estabelecidos;
§ Definir metas de controle e acompanhamento, detectando os desvios e sugerindo alternativas para a recuperação de eventuais atrasos, otimizações de prazos e custos junto a todos os envolvidos;
§ Coordenação de cronogramas de entrega de materiais e equipamentos utilizados nas obras, visando o atendimento e realização dos serviços dentro dos prazos previstos no cronograma físico-financeiro e Rede de Precedência;
§  Coordenar as interferências executivas;
§ Elaborar relatórios técnicos, financeiros e fotográficos (fotos antes e depois), com frequência semanal, da evolução da obra, com gráficos elucidativos para aferição do real andamento das atividades contratadas;
§  Promover e coordenar reuniões semanais com parceiros, fornecedores, CLIENTE e demais envolvidos em caso de necessidade;
§ Apontar nas reuniões as necessidades para o andamento dos serviços, confirmar as programações pré-estabelecidas com as devidas antecedências entre todos envolvidos na execução dos serviços, apresentação das etapas futuras, buscando minimizar interferências existentes, principalmente, quando existirem a necessidade de programações com Setores da Empresa Contratante;
§  Acompanhamento técnico especializado para serviços e equipamentos específicos;
§  Emissão de relatório técnico/financeiro, para prévia aprovação do contratante, de serviços extracontratuais;
§ Administração dos contratos dos fornecedores contratados dentro das rotinas pré-estabelecidas, liberando serviços executados, através de planilha de medição e procedimentos definidos pelo CLIENTE.
5.6. Conclusão dos Serviços Total ou por Etapas
§   Elaboração do “check list”, antecipado, durante a etapa/serviço, visando identificar qualquer correção que seja necessária, antes da entrega definitiva da etapa dos serviços ou obra, englobando todos os serviços definidos nos projetos, especificações, normas técnicas e memoriais descritivos, bem como, o aceite provisório da obra;
§   Coordenar junto ao CLIENTE, a entrega definitiva da etapa/obra, documentando o observado para, imediatamente, providenciar a correção, evitando assim, prorrogações na data de entrega final;
§   Elaboração do Plano de Comissionamento para realização dos testes pré-funcionais, funcionais e integrados, com apresentação do relatório de análise dos testes realizados para verificação do desempenho dos sistemas;
§   Elaborar caderno de entrega com o histórico das obras e manual do proprietário, incluindo: relação de fornecedores de materiais e equipamentos (incluindo pessoa de contato, telefone e e-mail), condições para manutenção e/ou conservação dos revestimentos e equipamentos (pisos, forros, pintura, caixilhos, vidros, metais e louças sanitários, equipamentos, mobiliários, transformadores, entre outros) e os respectivos certificados de garantia;
§   Aceite final da obra, mediante análise da documentação exigida em contrato e memorial descritivo (manuais e certificados de garantia, certidões, ART’s, documentos circunstanciais e aprovações em concessionárias e Órgãos Públicos, etc.);
§   Apresentar Relatório de avaliação dos diversos fornecedores envolvidos nas obras;

6.            PREMISSAS
§   Que, para a composição dos preços apresentados, consideramos profissionais habilitados com experiência em projetos com estas características e que atuarão como Interlocutores junto ao CLIENTE.
§   Para apoio a estes profissionais, serão envolvidas as áreas de “back office” da PLANORDICON.

7.            FATORES DETERMINANTES PARA O SUCESSO DO PROJETO
§   A integração perfeita entre a os responsáveis pelo desenvolvimento do projeto e a PLANORDICON, bem como uma grande sinergia com os principais “Stakeholders” do projeto com as expectativas do CLIENTE;
§   A fiscalização permanente das obras e serviços, garantindo um perfeito desenvolvimento dos mesmos e o cumprimento de todas as Normas aplicáveis, com ênfase nos procedimentos de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente;
§   A participação no projeto de fornecedores qualificados tanto técnica quanto administrativamente, preservando o CLIENTE de ocorrências indesejáveis, como questões fiscais ou trabalhistas;
§   Perfeita logística de execução dos trabalhos, em sintonia com os responsáveis pelos sites.

8.            GESTÃO INTEGRADA
Para os trabalhos, a PLANORDICON propõe-se a efetuar a Gestão Integrada de todas as etapas deste Projeto, com uma equipe dedicada, desde o Projeto Conceitual até a conclusão dos Serviços. 
 Podemos citar como Benefícios da Gestão Integrada:
  •     Administração de todos os fornecedores e serviços envolvidos, reduzindo o número de interlocutores do cliente e concentrando as responsabilidades na gestora;
  •      Alertas contra os riscos (legais, trabalhistas, e ambientais);
  •      Previsibilidade e redução de prazos e custos;
  •      Garantia e melhoria constante da qualidade;
  •      Preservar e potencializar através das obras a marca do Cliente;
  •      Criação de biblioteca de informações, incorporando conhecimento adquirido;
  •      Padronização de produtos e processos, facilitando a expansão e ampliação do projeto para outros sites;
  •    Garantir a melhor relação custo x benefício na seleção, aquisição, implantação e manutenção dos materiais aplicados;
  •      Contribuir com soluções que facilitem a manutenção.